Isabel Garcia

Isabel Garcia
Flying Book, 2018, bronze e desenhos sobre papel, 50 x 20 x 15 cm
Preço: €3500

A peça de bronze está serrada em duas partes, que entalam entre si 30 páginas de papel, onde foram estampados os cortes resultantes da separação das duas peças. O objecto de arte, transforma-se em instrumento, ao criar novas obras independentes. No fim, tudo se reúne e completa.

Isabel Garcia
Matriz, 2019, bronze oxidado e polido por dentro, 30 x 16 x 8 cm
Preço : €2500

O objecto em bronze foi serrado em 3 partes. Foi polido pelo lado de dentro e é no interior que guarda a sua luz. Requer do observador o acto de afastar as fatias de bronze, para aceder ao que se esconde no interior.

Isabel Garcia
Love Affair, 2004, bronze niquelado e cabo de aço, 120 x 25 x 2 cm
Preço: €2000

Esta peça pertence a um conjunto de 12 placas em bronze, que têm o seu negativo impresso em gesso. Portanto esta peça tem o seu negativo, que faz parte da obra embora não tenha sido fotografada. Cada placa tem inscrita uma frase relacionada com o amor, e a partir da frottage exaustiva de cada frase, foram construídas 12 peças em papel de arroz e crina de nylon. O objecto de arte em bronze é utilizado como instrumento na criação de novas obras independentes.


Isabel Garcia licenciou-se em Pintura na ESBAL, vive e trabalha em Lisboa e Alcobaça.
Em 1985 foi subsidiada pela F. C. Gulbenkian para investigar a interligação de diversos materiais como o ferro, vidro e aço polido. 
O registo sobre superfícies translúcidas a que chamou “skins”, e que surgem em 2004, resultam da “frottage” sobre papel de arroz, que decalca repetidamente de uma 
O registo da sobreposição exaustiva de formas, sobre tela ou papel, resulta da utilização dos objectos de bronze, que depois de serem serrados uma ou várias vezes, são utilizados como instrumento, para a criação de novas obras.
A instalação e o vídeo, têm feito parte das suas intervenções em espaços institucionais, como  “Mesas Postas” na cozinha do Mosteiro de Alcobaça, “Rosa Rosae” no Claustro do Museu Alberto Sampaio em Guimarães, “Love Affair” no Convento dos Capuchos, promovida pela Casa da Cerca de Almada, “Tormenta” na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, “Hansel e Grettel” no MIMO de Leira e Teatro Joaquim Benite de Almada.

A partir de 1992 colaborou com o Gabinete de Arquitectura Aripa na criação de grupos escultóricos para zonas exteriores de Hospitais:
- Jardim do Hospital de Ponta Delgada;
- Zona envolvente do Hospital de Santa Maria da Feira;
- Zona de acesso ao Hospital de Tomar;
- Rotunda de acesso à consulta externa do Hospital de Penafiel.


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