Catagreena e Raquel Pedro

Catagreena e Raquel Pedro
Auto levels (a partir de uma fotografia de Alexandre Páris - Rio Minho), 2012, grafite e lápis s/ papel, díptico, 29,7 x 42 cm
Preço: €300

Catagreena e Raquel Pedro
S/título, novembro 2013, 21 x 29,7 cm
Preço: €150

Na era da hiper-reprodutibilidade digital, Catagreena em lápis verde e Raquel Pedro em grafite reproduziram manualmente imagens de pais- agens, recuperando um tempo matérico e resistente, por via do desen- ho. As imagens reproduzidas são, na sua grande parte, fotografias de paisagem natural, seleccionadas a partir de fontes muito diversas: de postais antigos, a fotografias tiradas em passeios, recorrendo a arquivos de amigos e redes sociais — imagens que vão de finais do séc. XIX até hoje. Auto Levels foi desenhada a partir de uma fotografia de Alexandre Páris tirada do Rio Minho aquando uma visita às artistas no decorrer da sua residência em Vila Nova de Cerveira. Cada imagem é reproduzida duas vezes (uma pela Raquel outra por Catagreena) e, frequentemente, mais duas vezes, mas a partir da sua cópia digital invertida, sem que cada artista desenhe mais de uma vez a mesma imagem. O desenho é praticado sempre em simultâneo, na mesma folha ou em desfasamento. Cada imagem aparece assim reproduzida até quatro vezes, dando lugar a novas imagens onde se podem observar subtis desvios perceptivos, cognitivos e orgânicos. Este trabalho pertence a uma série intitulada Montes de Montes, cuja pertinência se vê acrescida no contexto de pan- demia em que o afastamento físico preconizado, propulsa as relações mediadas em especial pelos meios digitais. A série foi exposta em diver- sos espaços e plataformas, parte das obras integra atualmente coleções institucionais e privadas.

Catagreena aka Catarina Marto (1977), vive e trabalha em Lisboa. Doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, FCSH-UNL. Licenciada em Artes plásticas (Université Paris 8, 2003 ). Mestre em Museologia (FCSH UNL, 2012). Realizou projetos de curadoria (www.maplataforma.blogspot.pt). Foi selecionada para a Cenad’arte 2001 e Anteciparte 2006. Desde 2012, desenvolve projectos em dupla com Raquel Pedro, licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Pós Graduação em Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa. Raquel Pedro trabalha na área da saúde mental, dinamizando um atelier em contexto terapêutico. Colaborou com o Museu Calouste Gulbenkian e o Serviço Educativo da Culturgest, entre 2005 e 2016.

Comentários

Mensagens populares